Eu e duas amigas a Anne e a Juliana, que também estudam no curso de Tradução e Interpretação em LIBRAS/Língua Portuguesa – TILSP, UFSCar – campus São Carlos (SP) gravamos esse vídeo falando sobre a situação atual da política no País e na nossa Universidade.
A Ju e a Anne já tinham experiência com a Língua Brasileira de Sinais antes de ingressarem na UFSCar. Eu fui ter aprender a LIBRAS no início do ano passado (2015), que foi quando o curso começou (somos a primeira turma, como já contei aqui no site). Por isso ficamos felizes com o resultado desse vídeo. Para que o vídeo possa ser feito, precisamos pensar em Português, fazer o roteiro em Português, transpor à LIBRAS, filmar, e depois traduzir de LIBRAS para o Português. Ou seja, é bem complexo e com um ano só de curso conseguirmos isso, e com um tema tão denso quanto política, acreditamos que tivemos um resultado positivo.
Em poucas horas foi grande a repercussão, muitos surdos dessa comunidade foram alcançados. E até mesmo ouvintes tiveram acesso a informação por meio desse vídeo. Por isso, agradeço em nome das meninas também o apoio e a compreensão à todos os aspectos que se referem à LIBRAS e a Tradução e Interpretação. Hoje o vídeo tem mais de 24 mil visualizações e mais de 430 compartilhamentos só no facebook. Eis, portanto o vídeo:
E nosso vídeo também foi parar em outras lugares. Nós mesmas recebemos ele através de grupos nacionais de Libras no Whatsapp. O que de certa forma prejudica pois perdemos o controle de visualizações mas ganhamos em números de surdos alcançados por esse vídeo que sobretudo é informativo. E também em outras páginas:
PARA QUE TODOS SAIBAM QUE É GOLPE – Jornalistas Livres, Facebook.
“Falta informação acessível às ‘minorias’ linguísticas; e isso inclui a comunidade surda, que acaba tendo acesso apenas à grande mídia e aos discursos fomentados por ela. Precisamos falar do golpe e do ataque aos nossos direitos em todas as línguas, sejam elas orais ou sinalizadas, para que todos os brasileiros, ouvintes e surdos, tenham real acesso à informação”, ressaltou Juliana. (só aqui o vídeo bateu mais de 100 compartilhamentos)
Matéria que fizeram no site: Vida + Livre “A inclusão está, também, nos pequenos gestos. Três alunas da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar Site externo, campus São Carlos, gravaram um vídeo no qual contam, em Língua Brasileira de Sinais – Libras, a atual situação da universidade e também do Brasil.”
Por todo o apoio e incentivo agradecemos novamente.
Compartilhe, Curta, Comente e se Inscreva no canal do YouTube.
Muito obrigada!